1 de junho de 2011

Testamento


Vinicius de Moraes disse uma vez que “mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão!”. Tudo bem, Vinicius. Entendo-te. Amo-te até, por isso. Pela coragem, pela astúcia. Pela generosidade de presentear nossa vida com a sua e de presentear nosso viver com o seu. Mas devo discordar sobre este verso.

O que eu iria querer com um amor que não compensa se eu já tenho tantos que compensam (e como compensam!)?

Tenho amor de mãe, de pai, de Mãe e de Pai... Amor de irmão, de irmã. Amor de tias, de tios, de avô, de avó. Amor de amigos, de amigas e de amigos de amigos ou amigas. Tenho amor de primo, de conhecido. Amor de próximos e de distantes. Tenho até amor distante. Amor de minha cachorrinha e de meu papagaio (eles nunca disseram “eu te amo”, mas quem disse que precisa mesmo dizer “eu te amo” para amar?!). Tenho amor de companheiros e companheiras, mesmo não amando o companheiro. Amor de professores e de irmãos de sala de aula. Amor de padres, de freiras e de ateus. Tenho amor de forrozeiros e de roqueiros, de gente que ama e de gente que detesta Engenheiros do Hawaii. Amor de pessoas que odeiam o Flamengo e que torcem pela Argentina na Copa do Mundo. Tenho amor de afilhada, de padrinhos e madrinhas, até os que não são meus. Amor de homens e de mulheres. E aqui e acolá uma paixãozinha pra quebrar o gelo... Tenho o amor da música, da literatura e do cinema, que são as formas de amor mais poéticas que existe.

Pra que amor que não compensa? Pra que amar só se compensar? Essa segunda pergunta contradiz a primeira. Mas acontece que não adianta ter todo o amor do mundo se você não quiser ser amado ou não fizer outros terem amor também.

O difícil de amar é o fácil do viver: conhecer. Só do conhecimento nasce o amor, pois não se ama sem conhecer aquele que se ama (sobretudo nós mesmos). E qualquer forma de conhecimento compensa. Por isso não existe amor que não compensa.

Quem sabe essa tenha sido a intenção do Vinicius. Porém se eu não tivesse partido da ideia de discordar dele, eu não teria escrito o tanto de amores que eu tenho e que, por tê-los, tenho a grande missão e a grande alegria de amar mais por já ter tanto amor...

E só uma coisa me faz não me envaidecer por ter tantos amores e ter tanto para amar: a certeza de que amar nunca é demais.

♫"Você que não gosta de gostar
Pra não sofrer, não sorrir e não chorar
Você vai ver um dia
Em que fria você vai entrar!

Por cima uma laje
Embaixo a escuridão
É fogo, irmão! É fogo, irmão!"♫
Vinicius de Moraes

Um comentário: