5 de agosto de 2010

Dia do Padre

Esse mês de agosto é o mês vocacional, e a cada semana vou postar um texto sobre cada vocação. Hoje é sobre a vocação Sacerdotal...
O dia do padre foi ontem
, mas a igreja dedica essa primeira semana desse mês vocacional a essas peças tão importantes no anúncio e seguimento do Evangelho, ao longo da história.
Padre, como até meu primo
Davi (que vai fazer um ano daqui a uma semana e que ainda não sabe falar) sabe, é uma palavra que vem do latim e significa "pai". Sendo assim, "padre" nos remete à vocação da próxima semana, a vocação matrimonial, mas na vida de todos nós, em algum momento, o padre foi como um pai. Seja nos minutos (de alguns, intermináveis) de confissão, ou nos sermões e conselhos que esses padrinhos de fé e irmãos de caminhada partilham conosco.
O padre é, então, um pai sim, mas um pai de centenas, até milhares de filhos... No caso do santo padre, de bilhões de filhos!
Então o padre tem filhos... e mulher, Rivanildo?
Frei Aguiar disse o seguinte
, na missa do dia antes do dia dos namorados: "Vocês pensam que eu não tenho namorada não? Hahaha... pois eu tenho sim. E tô há 1 ano e 'tantos' meses só curtindo minha lua-de-mel com Jesus e Maria!".
Sem dúvida, a missão do padre é uma missão divina, instituída pelo próprio Jesus Cristo.
Fazer parte da obra de Deus já é, por si só, uma maravilha, imagina o que é
contribuir com essa obra e levá-la a lugares que não a reconhecem.
A missão do padre é santa porque é no exercício do sacerdócio que o padre, junto com a sua comunidade, busca, incessantemente, a santidade. E, no caso do padre, uma missão ainda mais corajosa e nobre, tendo em vista que ele bu
sca, com o seu exemplo, levar tantos outros pro caminho da plena busca da santidade.
“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Efésios 5.1,2).
É dizendo sim ao chamado de Deus para cuidar do rebanho d'Ele que o padre se torna um exemplo vivo para nós... exemplo vivo de Jesus, que, mesmo com as tantas tentações, foi fiel ao plano de Deus. É, assim, um verdadeiro imitador de Cristo.
"Porque os lábios do sacerdote guardavam o conhecimento, e de sua boca se procurava o ensinamento, pois ele era um me
nsageiro de Deus" (Malaquias 2,7)
Que os padres continuem nessa bela missão de doação de vida e que sejam sempre firmes na caminhada e na fé. Assim como nós, os padres são seres humanos que buscam a santidade. Amam e sentem raiva, se alegram e brigam do mesmo jeito de qualquer outro ser humano. Eles têm esse direito.
Parabéns a todos os padres, em especial ao Frei Aguiar, e muita força na caminhada! Que S. João Maria Vianey interceda, junto a Virgem Maria, por todas as vocações sacerdotais e por todos aqueles que já responderam a Deus com seu sim.
Quanto a minha mãe, que tinha como sonho ter um filho padre: muito boa sorte com meu irmão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário