11 de agosto de 2010

Cântico ao Irmão Sol

Viajando em histórias e textos, procurando os belos acontecidos passados sobre a televisão, chegando até à explicação do porquê Santa Clara é a padroeira da televisão, fui apresentado ao belíssimo texto de São Francisco que, imperdoavelmente, ainda não conhecia: "Cântico ao Irmão Sol".
"Para o Dia de Santa Clara, padroeira da televisão: o melhor da TV é, de longe, o controle remoto." (Zózimo Tavares)Aqui está ele, no lugar de histórias e mais estórias sobre a televisão...

Altíssimo, onipotente e bom Senhor, a ti subam os louvores, a glória e a honra e todas as bênçãos!
A ti somente, Altíssimo, eles são devidos, e nenhum homem é sequer digno de dizer teu nome.

Louvado sejas, Senhor meu, junto com todas tuas criaturas, especialmente o senhor irmão sol, que é o dia e nos dá a luz em teu nome
.
Pois ele é belo e radioso com grande esplendor, e é teu símbolo, Altíssimo
.
Louvado sejas, Senhor meu, pela irmã lua e as estrelas, as quais formaste claras, preciosas e belas.

Louvado sejas, Senhor meu, pelo irmão vento, e pelo ar, pelas nuvens e o céu claro, e por todos os tempos, pelos quais dás às tuas criaturas sustento.

Louvado sejas, Senhor meu, pela irmã água, que é tão útil e humilde, e preciosa e casta.

Louvado sejas, Senhor meu, pelo irmão fogo, por cujo meio a noite alumias, ele que é formoso e alegre e robusto e forte.

Louvado sejas, Senhor meu, pela irmã, nossa mãe, a terra, que nos sustenta e nos governa, e dá tantos frutos e coloridas flores, e também as ervas.

Louvado sejas, Senhor meu, por aqueles que perdoam por amor a ti e suportam enfermidades e atribulações.

Benditos aqueles que sustentam a paz, pois serão por ti, Altíssimo, coroados.

Louvado sejas, Senhor meu, por nossa irmã, a morte corpórea, da qual nenhum homem vivo pode fugir
.
Pobres dos que morrem em pecado mortal e benditos quem a morte encontrar conformes à tua santíssima vontade, pois a segunda morte não lhes fará mal
.
Louvai todos vós e bendizei o meu Senhor, e dai-lhe graças, e o servi com grande humildade!

Giovanni di Pietro di Bernardone (São Francisco de Assis)

Que a humildade e a vontade de ser instrumento de Deus esteja sempre em primeiro lugar. Seja no que se passa na televisão ou no que se passa no nosso meio; seja no que vemos nos telejornais, novelas e programas, seja nas relações humanas, familiares e na sociedade como um todo.

Paz e bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário