1 de setembro de 2010

Enquanto o Flamengo perde de um a zero...


Resolvi fazer o log in no meu blog pra escrever sobre algo que andei pensando ao olhar pela janela do ônibus, nas idas descompromissadas à geladeira, nos pensamentos infinitos que me vêm à mente quando estou tocando violão sem prestar atenção no que estou tocando... Por que dizem, escrevem, mostram e/ou pensam que ninguém é perfeito?
Essa é uma negação boa. Inclui até a pessoa que, pelo jeito, detestava até a si próprio. É tão perfeita quanto aquela regra que diz que toda regra tem excessão. Gosto muito dela. É uma regra tão boa que se inclui, assim como essa.

Voltando pra negação da perfeição humana... Me intriga bastante saber que dizemos ou pensamos isso como quem diz ou quem pensa que as pesquisas de popularidade do atual "presidente" do Brasil revelam uma situação real. É constrangedor ouvir dizer que o Lula, como ouvi dizer Jorge Kajuru, é mais aprovado que Jesus Cristo.

Quando alguém diz que este alguém, ou que qualquer outro alguém, não pode ser perfeito está provando algo que sempre suponho: as pessoas conhecem a si mesmas cada vez menos.
Se eu dissesse que eu sou perfeito eu seria, de duas uma: ou iludido, ou convencido. Mas se eu vejo alguém falar de si próprio julgando não ser perfeito, fico triste e chateado... mas fico satisfeito, pois é com a humildade de considerar-se imperfeito que o alguém em questão se torna mais perfeito...

Todos somos seres humanos, filhos de seres humanos, amados por seres humanos, influenciados e admirados por seres humanos. Todos seres humanos que são a imagem e semelhança daquele que nos faz ser tão perfeitos que não conseguimos ver a nossa própria perfeição.

Temos coração, temos cérebro, temos olhos, ouvidos, boca, cabelos, mãos, braços... Podemos amar, pensar, chorar, ouvir ou cantar música, sorrir, beijar, acariciar, abraçar... Como podemos não ser perfeitos se somos capazes de alegrarmo-nos com coisas pequenas e de alegrar os outros com coisas tão grandes como a própria vida que doamos para esses outros? Como é possível você achar que não é perfeito se tem tanta gente que discorda de você? Como pode uma pessoa dizer que não é perfeita se ela é ela mesma e se ela é tão amada, tão querida e se é tão festejada sua existência?

Não somos nós quem nos fazemos perfeitos, é aquilo que somos para os outros. A nossa perfeição está no outro. Está naqueles que amamos e naqueles que nos amam. Nossa perfeição é poder ver-se a si próprio em quem está na nossa frente e ver nesses (no que está na nossa frente e em si próprio) o amor, a felicidade, o tudo, o eterno e o perfeito da nossa vida: Deus.

E por mais que meu time não esteja ganhando, não deixo de torcer por ele. A derrota também faz parte da construção da perfeição. Um time só é perfeito quando ele conhece todas as situações possíveis de se encontrar num jogo (risos, muitos risos!).


Jamais fecharia os meus olhos e não veria a perfeição, pois sempre que fecho os olhos vem a mim a minha vida, tudo que eu amo e as coisas e pessoas que, com sua perfeição, fazem minha vida mais perfeita.


Eu sou perfeito porque amo. Eu amo porque o que eu amo é perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário