4 de setembro de 2011

O Espelho

Quem nunca se olhou de cima abaixo na frente de um? Quem nunca se xingou na frente de um? Quem nunca conversou consigo mesmo na frente de um? Quem nunca usou a famosa frase "espelho, espelho meu..." (em alguns casos não necessariamente para perguntar se há alguém mais belo, mas tudo bem)?

Há quem diga que a televisão é o mais importante numa casa. Outros acham que é o computador, outros que é a cama, outros ainda que é a campainha (acredite! Tem louco pra tudo...), mas estão todos enganados! O utensílio mais importante do mundo dentro de uma casa é o espelho.

Homens ou mulheres, ninguém vive sem o espelho. Mesmo que o espelho seja um espelho enorme pregado na parede ou só um daqueles de estojo de maquiagem!

As viagens dão conta disso: quem nunca presenciou ou vivenciou uma confusão lastimável porque o espelho não estava na mala?

Não satisfeitos com o reflexo nas paredes de casa, ainda têm aqueles que veneram o ser que aparece em sua frente no retrovisor dos carros ou nos vidros das lojas. E hoje eu já não me espanto mais quando eu vejo alguém espremendo espinhas de frente pro celular. É que até o celular com câmera na frente já virou uma espécie de espelho...

Várias foram as vezes que eu estacionei meu rosto na frente do espelho e fiz caretas para o cara lá da frente. Juro que não pratiquei aquele ato: sair e entrar na frente do espelho pra ver se o reflexo estava me acompanhando mesmo. Eu juro! Várias também foram as vezes que eu tive vontade de dar um cruzado de direita na cara do cara do espelho. Acontece que quando fazemos uma besteira temos a leve intenção de enfiar a mão na própria cara. Trato isso com a maior naturalidade do mundo.

Meus amigos, o cúmulo foi ver um dia uma jovem se olhando na frente dos óculos da amiga... Isso é que é gostar da própria imagem!

Nunca fui de me olhar muito. Não sou narcisista nem politeísta e ainda tenho muito medo de ter pesadelos durante o sono! [risos] Aliás, sou narcisista sim, se for como diz o João Cláudio Moreno que narcisista não é aquele que se olha no espelho porque se acha bonito, ele se olha tanto porque está procurando um ângulo que fique bonito. Sendo assim, alguns narcisistas morrem sem achar esse ângulo porque nunca conseguiram se ver de costas, não é mesmo?!

O espelho é aquele negócio que lhe deixa satisfeito ou revoltado, que lhe faz admirar ou temer e que até faz rir ou chorar - tudo depende de como se olha e de quem é o dono dos olhos que estão na frente do espelho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário