3 de setembro de 2011

#VitoriaDoPovoTHE

Mais uma vez, muitos dias longe do blogger! Culpa dos tempos. Se houve uma frase certa nas capas de livros, essa foi a de Moacyr Scliar falando de agosto - "mês de cães danados".

Cães danados, mas que serviram bastante. Sobraram latidos, hoje faltam sorrisos... Refiro-me ao que aconteceu aqui pela Chapada do Corisco na última semana do mês de agosto: um movimento sem precedentes de mobilização popular contra a decisão de um cara que às vezes é um prefeito - só às vezes.

Não queria divagar muito sobre isso, pois os movimentos falam por si só (e as imbecilidades cometidas pela imprensa também!). Mas é preciso lembrar que foram momentos que já fazem parte da história da terra da cajuína!

Quem esteve na rua certamente se emocionou bastante e é uma pena que ainda existiram aqueles que se diziam "contra" o movimento.

Não brigamos por causa de vinte centavos a menos na passagem de ônibus, brigamos para dar um basta numa situação triste: as decisões dos que nos administram e representam, que na maioria das vezes nos são desfavoráveis!Na internet (pelo Twitter) vimos uma aula de como nossa imprensa deveria ser, nas ruas um exemplo de cidadania, que o TSE insiste em pôr no voto o maior exercício dessa cidadania. Lembro: o voto é a última coisa que nos faz cidadãos.

E veio a violência... sujou o movimento? Não! Deu visibilidade! Tenho certeza que ninguém se orgulha disso, mas o ônibus queimado foi um acontecimento evitável. Contudo, a omissão, o despreparo, a negligência... foi tudo isso maior. Mas a violência não tirou o brilho dos protestos. Uma dúzia de baderneiros não são mais importantes que milhares de estudantes dispostos a provar que a juventude ativa não ficou no passado.

Não teve nada mais emocionante que passar na frente do Shopping da Cidade e ver aquela multidão na Av. Maranhão eufórica e a outra multidão na sacada do shopping incentivando a nossa euforia. Só não se arrepiou quem não tinha pelo!E àqueles que criticaram os supostos interesses políticos-partidários do #ContraOAumento, queridos, digam-me onde é que não há interesse político-partidário. Na imprensa? Nos órgaos públicos? Nas empresas? Em tudo há o interesse, e que maravilha seria se pelo menos 10% dos interesses dos partidos fosse o bem-estar da sociedade! Acho que nem vendo eu acreditaria... E, além disso, a verdade é que todo mundo é um partido político. É uma pena que nem todo mundo tenha sua ideologia voltada para o bem-comum!

Parabéns aos que lutaram lutando e aos que lutaram até sem gritar... Isso tudo fez todos nós sentirmo-nos bem mais cidadãos e bem mais piauienses! E que venham outros momentos iguais a esse, certos de que nada será igual a isso...


Nenhum comentário:

Postar um comentário