23 de setembro de 2011

Construção

A bota do sr. sapateiro
tem sempre dinheiro,
um brilho bem negro
e enche sempre de medo
o jovem do correio,
que passa sempre bem cedo,
errando os endereços,
curiando os dizeres alheios,
andando sempre sem freio...
Porém feio mesmo
é o cara que constrói o banheiro:
ele se suja com nojo...
não pode ser pedreiro.
Ninguém tem o direito
de não se sujar por receio.
Todos temos segredos.
Todos apontamos o dedo.
E saiba que isso não é rodeio,
é só falta de anseio!
Solidificar o enredo
é fazer o amor virar rochedo -
terreno forte e sereno;
e um frágil bosque ameno -
enchendo o amor de bom recheio,
deixando o compromisso mais ameno
e o viver de sonho alegro
e o sonhar de viver pleno!

19 de setembro de 2011

...²

“Mas por que será que assim de repente, duma hora para outra, a gente se enche de alegria, dum contentamento muito grande, que dá vontade de abraçar a todos, de dançar, de pular, de correr daqui para ali, de... de... nem se sabe de quanta coisa mais!”
(Do romance "Clarissa" - Erico Verissimo)

...

“Por que será que a gente às vezes amanhece assim triste, olhos pesados, uma vontade inexplicável de chorar, de abraçar alguém que nos possa passar a mão de leve pelos cabelos?”
(Do romance "Clarissa" - Erico Verissimo)

Não Sei do Que Estou Falando...

Que me perdoem os pessimistas,
os inteligentes e os semitas,
mas eu não sei o que é sofrer...

Perco meu tempo amando!

Entre lágrimas e risos,
sábios e omissos,
tenho mais o que fazer...

Sigo andando sem andar me apressando!

Há muitos que sabem mais
e que ensinam o que ninguém faz!
E eu aqui sem querer aprender...

Ensinar aprendendo, aprender ensinando...

A graça da vida, a beleza de tantos:
errar no acerto, acertar errando.
Só eu não tenho a sorte de saber...

Azarado, amo, sem saber, viver cantando...

Viver rimando, dançando, falando,
tocando, sonhando, aprontando...
tudo isso pra sorrir quando crescer,

Mesmo que, no fim, a gente acabe chorando...
de emoção e não de dor,
de amar tanto o amor...

8 de setembro de 2011

Nenhum de Nós - Último Beijo - Clipe Oficial

Pra quem ainda não viu nada do novo Cd do Nenhum de Nós, aqui está o vídeo de uma das canções desse mais recente e ótimo trabalho dessa banda gaúcha...

Um poço de delicadeza...

Numa manhã qualquer, no centro da cidade...

Rivanildo: "Professor, cara, o senhor, meu professor de segurança no trabalho, usando celular enquanto dirige, professor?!"

Professor: "Fi duma égua, eu fui teu professor foi de segurança no trabalho, não foi de trânsito não!"

4 de setembro de 2011

O Espelho

Quem nunca se olhou de cima abaixo na frente de um? Quem nunca se xingou na frente de um? Quem nunca conversou consigo mesmo na frente de um? Quem nunca usou a famosa frase "espelho, espelho meu..." (em alguns casos não necessariamente para perguntar se há alguém mais belo, mas tudo bem)?

Há quem diga que a televisão é o mais importante numa casa. Outros acham que é o computador, outros que é a cama, outros ainda que é a campainha (acredite! Tem louco pra tudo...), mas estão todos enganados! O utensílio mais importante do mundo dentro de uma casa é o espelho.

Homens ou mulheres, ninguém vive sem o espelho. Mesmo que o espelho seja um espelho enorme pregado na parede ou só um daqueles de estojo de maquiagem!

As viagens dão conta disso: quem nunca presenciou ou vivenciou uma confusão lastimável porque o espelho não estava na mala?

Não satisfeitos com o reflexo nas paredes de casa, ainda têm aqueles que veneram o ser que aparece em sua frente no retrovisor dos carros ou nos vidros das lojas. E hoje eu já não me espanto mais quando eu vejo alguém espremendo espinhas de frente pro celular. É que até o celular com câmera na frente já virou uma espécie de espelho...

Várias foram as vezes que eu estacionei meu rosto na frente do espelho e fiz caretas para o cara lá da frente. Juro que não pratiquei aquele ato: sair e entrar na frente do espelho pra ver se o reflexo estava me acompanhando mesmo. Eu juro! Várias também foram as vezes que eu tive vontade de dar um cruzado de direita na cara do cara do espelho. Acontece que quando fazemos uma besteira temos a leve intenção de enfiar a mão na própria cara. Trato isso com a maior naturalidade do mundo.

Meus amigos, o cúmulo foi ver um dia uma jovem se olhando na frente dos óculos da amiga... Isso é que é gostar da própria imagem!

Nunca fui de me olhar muito. Não sou narcisista nem politeísta e ainda tenho muito medo de ter pesadelos durante o sono! [risos] Aliás, sou narcisista sim, se for como diz o João Cláudio Moreno que narcisista não é aquele que se olha no espelho porque se acha bonito, ele se olha tanto porque está procurando um ângulo que fique bonito. Sendo assim, alguns narcisistas morrem sem achar esse ângulo porque nunca conseguiram se ver de costas, não é mesmo?!

O espelho é aquele negócio que lhe deixa satisfeito ou revoltado, que lhe faz admirar ou temer e que até faz rir ou chorar - tudo depende de como se olha e de quem é o dono dos olhos que estão na frente do espelho!

3 de setembro de 2011

A Beleza

Beleza natural é a minha Teresina,
Beleza de verdade são os olhos de Uma mulher
Mas não era pra ser menina?
Não... eu rimo se eu quiser!
E eu só quero dizer
que beleza mesmo é te ver!

#VitoriaDoPovoTHE

Mais uma vez, muitos dias longe do blogger! Culpa dos tempos. Se houve uma frase certa nas capas de livros, essa foi a de Moacyr Scliar falando de agosto - "mês de cães danados".

Cães danados, mas que serviram bastante. Sobraram latidos, hoje faltam sorrisos... Refiro-me ao que aconteceu aqui pela Chapada do Corisco na última semana do mês de agosto: um movimento sem precedentes de mobilização popular contra a decisão de um cara que às vezes é um prefeito - só às vezes.

Não queria divagar muito sobre isso, pois os movimentos falam por si só (e as imbecilidades cometidas pela imprensa também!). Mas é preciso lembrar que foram momentos que já fazem parte da história da terra da cajuína!

Quem esteve na rua certamente se emocionou bastante e é uma pena que ainda existiram aqueles que se diziam "contra" o movimento.

Não brigamos por causa de vinte centavos a menos na passagem de ônibus, brigamos para dar um basta numa situação triste: as decisões dos que nos administram e representam, que na maioria das vezes nos são desfavoráveis!Na internet (pelo Twitter) vimos uma aula de como nossa imprensa deveria ser, nas ruas um exemplo de cidadania, que o TSE insiste em pôr no voto o maior exercício dessa cidadania. Lembro: o voto é a última coisa que nos faz cidadãos.

E veio a violência... sujou o movimento? Não! Deu visibilidade! Tenho certeza que ninguém se orgulha disso, mas o ônibus queimado foi um acontecimento evitável. Contudo, a omissão, o despreparo, a negligência... foi tudo isso maior. Mas a violência não tirou o brilho dos protestos. Uma dúzia de baderneiros não são mais importantes que milhares de estudantes dispostos a provar que a juventude ativa não ficou no passado.

Não teve nada mais emocionante que passar na frente do Shopping da Cidade e ver aquela multidão na Av. Maranhão eufórica e a outra multidão na sacada do shopping incentivando a nossa euforia. Só não se arrepiou quem não tinha pelo!E àqueles que criticaram os supostos interesses políticos-partidários do #ContraOAumento, queridos, digam-me onde é que não há interesse político-partidário. Na imprensa? Nos órgaos públicos? Nas empresas? Em tudo há o interesse, e que maravilha seria se pelo menos 10% dos interesses dos partidos fosse o bem-estar da sociedade! Acho que nem vendo eu acreditaria... E, além disso, a verdade é que todo mundo é um partido político. É uma pena que nem todo mundo tenha sua ideologia voltada para o bem-comum!

Parabéns aos que lutaram lutando e aos que lutaram até sem gritar... Isso tudo fez todos nós sentirmo-nos bem mais cidadãos e bem mais piauienses! E que venham outros momentos iguais a esse, certos de que nada será igual a isso...