30 de junho de 2010

As muitas visões de uma notícia


(Frase: Zózimo Tavares)

Nas aulas de histórias, desde meu querido professor Petrusco até hoje meu nem tão querido assim professor saopaulino Victor Marcelo, sempre é possível construir a máxima: história não é questão somente de observação, é questão de interpretação. Mas desse jeito, tenho certeza, nenhum dos três aqui citado estariam preparados para ouvir.

Tevê pública (ou estatal, não sei... já entendi, mas quando digo que percebi, aparece algum diretor de TV e diz que a televisão que mais assisto é mesmo pública), horário nobre, horário do jantar, esperando passar Interferência, telejornal legal, apresentadora bonita:

Dupla de assaltantes assalta uma senhora em frente a banco e troca tiros com os policiais!

Repórter:

A vítima, após descer do carro, foi abordada por dois bandidos que levaram uma quantia de, aproximadamente, dois mil reais... Os seguranças do banco ainda trocaram tiros com os bandidos, mas a dupla fugiu.

Um dos seguranças, um típico masterlanguagepoliceman, disse:

Ao termos conhecimento da ocorrência, saímos em disparada para tentarmos alcançar os meliantes, mas os quatro entraram no carro e saíram na tubada... a gente não teve como alcançar eles!

Apresentadora:

A senhora que foi assaltada ainda precisou ser atendida pelo Samu ao sentir-se mal durante o ocorrido, mas lá mesmo foi assistida e já passava bem.

Terminado o meu programa de todas as terças, mudei de canal, como quem passa as páginas da revista Superinteressante procurando algo que não dê dor de cabeça, e resolvi assistir um outro telejornal... a mesma notícia:

Apresentadora (essa não tão bonita quanto a outra):

Quatro assaltantes trocaram tiros com a Polícia Militar em frente ao Banco do Brasil, durante assalto...

Repórter:

– De acordo com o tenente da Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) os homens abordaram uma mulher na frente do banco e levaram dela um malote com R$ 2.500,00.(Também não vamos brigar por causa de quinhentos reais, não é mesmo?)

"Ele puxou meu braço, colocou a arma no meu peito, e disse para entregar a bolsa, senão me mataria", disse a vítima, que estava com o marido (que nem apareceu no outro canal, coitado!)

Repórter:

– Uma outra senhora foi atendida pelo Samu ao passar mal durante o tiroteio. Ela foi levada ao Hospital do bairro. Os acusados estariam pilotando uma moto Fan, de cor preta, e teriam fugido.

A dúvida é mesmo o preço da pureza e é mesmo inútil ter certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário