22 de dezembro de 2010

Natal Todo Dia

Todos os anos ouvimos os mesmos gritos, a mesma história: é preciso recuperar o sentido do Natal! Há muito ouve-se dizer que o sentido do Natal está sendo perdido, que as pessoas estão cada vez mais consumistas, que o Papai Noel está cada vez menos olhando pros pedidos das crianças desperezadas e das mãos sujas: o presépio ganhou toques de tecnologia 3D; as árvores das grandes capitais com um número cada vez mais surpreendente de lâmpadas; os presentes dos amigo-ocultos sofisticando-se à medida que as roupas das vitrines se esgotam... E por aí vai. É o que é, há algum tempo, o Natal.

Mas acontece, nessa história toda, como no futebol: quem mais cruza pro centro-avante é quem mais marca gols. Neste caso também, mesmo minha metáfora tendo um sentido positivo... Quem mais grita que o Natal perdeu seu valor, às vezes, é quem menos contribui para que o Natal recupere o valor que (não lembro quando) já teve.

Ouvi alguém dizer uma cert
a vez, que o tempo em que as pessoas mais são hipócritas é no Natal. Eu, porém, acho que a hipocrisia está é nas outras centenas de dias do ano. A hipocrisia está em não reconhecer-se humano e viver como se a vida fosse passageira ilusão. Assim são alguns no decorrer do ano todo. Que maravilha seria se todos fossem como são no natal... essa alegria, essa magia, esse desejo de paz e esse ar de amor que se respira nos quatro cantos do mundo, nos dois pólos do globo.

O Natal começa quando o sol nasce e termina quando os nosso
s olhos se fecham para essa vida. Entender que é preciso defender a vida e plantar o amor é a tarefa fundamental para viver o Natal todo dia e fazer dessa festa a nossa própria vida, pois Jesus não nasceu em Belém há dois mil anos para se tornar personagem de presépio. Ele nasceu, morreu e ressuscitou para o celebrarmos e ouvi-lo durante toda nossa existência.

Não podemos dar de beber ao m
undo todo sem antes enchermos os litros em casa, já diz o Pe. Antônio Cruz. Também não podemos iluminar a fachada durante um mês e fechar as portas do coração nos outros onze. O Natal não deve ser uma festa cristã, deve ser uma festa humana, festa que deve se repetir enquanto houver ar na atmosfera.

E que 2011 seja maravilhoso: os dia
s com menos preocupação, os hospitais vagos e equipados de maneira eficiente; que as crianças famintas das ruas encontrem amor e atenção; que as pessoas festejem a alegria e se abracem nas tristezas; que a televisão seja um berço de cultura, de educação e de respeito; que o governo da "companheira" comece com o pé direito e termine nas nuvens; e que se tornem realidade tantos outros sonhos que queremos... E que a gente acorde e aprenda a sonhar, enquanto esses meus desejos se realizem ou não.

Por fim, um abraço forte e u
m desejo de ótimo natal e ano novo maravilhoso para minhas amigas e companheiras de blog e companheiras de vida (aquelas que são a razão da existência deste blog): Amanda, Ana e Camila...

Um Natal feliz, abençoado e santo pra todos nós...

Deus nos abençôe!

♫♪♫♪♫♫♪♫♪♫♪♫♪♫

Um clima de sonho se espalha no ar
Pessoas se olham com brilho no olhar
A gente já sente chegando o Natal
É tempo de amor, todo mundo é igual

Os velhos amigos irão se abraçar
Os desconhecidos irão se falar
E quem for criança vai olhar pro céu
Fazendo pedido pro velho Noel

Um jeito mais manso de ser e falar
Mais calma, mais tempo pra gente se dar
Me diz porque só no Natal é assim
Que bom se ele nunca tivesse mais fim

Que o Natal comece no seu coração
Que seja pra todos, sem ter distinção
Um gesto, um sorriso, um abraço, o que for
O melhor presente é sempre o amor

Se a gente é capaz de espalhar alegria
Se a gente é capaz de toda essa magia
Eu tenho certeza que a gente podia
Fazer com que fosse Natal todo dia...

Mauricio Gaetani Tapajós


Um comentário:

  1. Seria ótimo se as pessoas reconhecessem e vivessem todo dia o Natal... Adorei o texto, ahh e que legal saber que sou uma das razões da exitência desse blog! rsrs Beijoo!

    ResponderExcluir