1 de novembro de 2011

Professor. Quem é esse que é todos nós?

Escrevi esse no dia do professor, mas só consegui postar hoje... o importante é a homenagem e aqui está ela!



Professor é aquele que nasce como todos nascem... sem saber, sem se preocupar em como vai aprender. Professor é aquele que tem o dom. Os que não têm buscam ter.

Pessoa que nasceu comum pra se tornar diferente: ter uma tranquilidade moderada; preocupações inúmeras; às vezes tempo pra nada; às vezes raiva de tudo. Mas tem a recompensa. E que compensa. No fundo, não há professor que negue a alegria que é construir e participar do futuro e do presente de tantos.

Cada ser humano é um gigante, mas alguns se sentem pequenos e só sabem que são gigantes por causa do professor, esse “grande gigante”.

Há quem diga que isso não é profissão, que professor nasceu pra sofrer. Há quem diga até que vida de professor não é vida. Afirmo: só diz isso quem não é professor. E professor aqui não é aquele que preenche o diário ou que corrige a prova. Todos nascemos professores. Se não nascemos, nos tornaremos e se não nos tornamos, precisaremos aprender a nos tornar. Se você não se sente professor, jamais será um filho (a), um pai ou uma mãe, um irmão ou irmã, um cidadão ou cidadã, um ser humano, um namorado (a) , um marido ou mulher...

Falando do professor que prepara a aula, perde o sono, ganha pouco... só esse professor pode sentir a grandeza do seu ofício. No fundo, todo professor sabe que, se o mundo é a junção do tijolinho que cada pessoa ajuda a sentar, ele é o mestre-de-obras.

Ser reconhecido?! Todo professor sabe que essa é a última coisa que ele deve esperar, afinal as melhores coisas da vida quase nunca são reconhecidas. Até Jesus foi negado (Ele que foi o maior dos professores). O maior presente dum professor certamente é ver o aluno impressioná-lo. Se assim não for, este não é professor.

Inteligente é aquele que impressiona, gênio é aquele que inspira. O professor inspira, entusiasma, se emociona, mesmo com tantos fatores negativos ao seu redor.

Professor é também estudante, é também errante, é também gente, também sente, também odeia, também ama, se estressa, se descabela, sente vontade de jogar tudo pro ar. Mesmo os que parecem super-herois de tanta firmeza e alegria que demonstram no que fazem, visto que essa é uma profissão essencial e desvalorizada, maltratada. Super poderes são esses...

Já comparei o professor a Jesus, devo compará-lo também à água: bem sem o qual não vivemos e ainda assim é desprezado. Porém quando estudado e compreendido (coisa difícil), é valorizado, respeitado, querido e recebe o cuidado que merece.

O professor é o melhor poeta, a maior poesia. O professor são todas as figuras de linguagem num só ser. É poema sem rima e é prosa rimada. O professor é até paixão. Quem aí nunca se apaixonou por aquela professora (ou professor, para as mulheres) que insistia em ser delicada, zelosa, paciente e bela até no olhar por cima dos óculos? O professor ensina da vida e vive a beleza desta vida, com um olhar e um coração que só ele tem... o professor é o exemplo e nunca um espelho!

O professor sozinho é muito, pois em todos há um professor!

Parabéns!


Nenhum comentário:

Postar um comentário